top of page
  • Foto do escritorPaulo Corner

América do Sul: somos difíceis de alcançar geograficamente ou a temática é outra?

Atualizado: 15 de jul.

Desafios e oportunidades do comércio marítimo na América do Sul


Navio com containers

Sempre que tentamos comparar as rotas marítimas do norte com as do sul, deparamos em primeiro lugar com a quantidade de opções que cada um dos hemisférios possui.


Agraciados por comportar Europa, China e América do Norte, o trade acima da linha do Equador acaba levando uma vantagem comparativa enorme em relação ao Brasil e seus vizinhos.


Falando de Brasil especificamente, nossos portos não ajudam, nossos custos sempre os maiores, malha ferroviária de escoamento da produção praticamente inexistente dado o tamanho de nosso território.


Qual a fórmula então para atrair o interesse e os holofotes para nosso mercado?  Passaria por uma reformulação completa dos impostos aplicados? Ou a ganância de nossa cultura empreendedora acaba não planificando um resultado capaz de fidelizar um parceiro no exterior? Ou até mesmo uma política monetária que abriria nossas fronteiras sem colocar em risco nossa moeda?


Um país que detém as commodities e indústria que temos, poderia ser sem dúvida um dos maiores players globais, é só uma questão de vontade.

19 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page